sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Alunos da Escola Dr Fernandes Lima participaram do Matfest Ufal 2015

O MatFest é um evento anual realizado pelo Instituto de Matemática (IM) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) desde 2004. Este se tornou o maior evento local de divulgação da Matemática no território alagoano voltado para alunos do ensino fundamental, médio e superior.

IM/UFAL se destaca no cenário alagoano como o maior centro de formação de profissionais em matemática com seus cursos de Bacharelado, Licenciatura, Licenciatura à distância, Mestrado Acadêmico, Mestrado Profissional e Doutorado. O MatFest tem tido a colaboração de outras instituições como a UFBA, o IMPA, a UFRJ, a PUC-Rio; e possui abrangência regional atraindo alunos da capital e do interior de Alagoas, além de estados como Bahia, Pernambuco e Sergipe. 

No ano de 2014 realizamos o maior evento de matemática do Brasil, a saber, a VII Bienal da Sociedade Brasileira de matemática. Neste evento abriu-se espaço para as escolas públicas apresentarem trabalhos relacionados com matemática. Devido ao sucesso deste espaço, denominado MATEXPO, estamos incluindo-o de forma permanente no MatFest. Além disto, estamos abrindo espaço para a visitação de escolas para conhecerem os projetos de extensão desenvolvidos no IM/UFAL e outras atividades voltadas a comunidade alagoana.

Para manter o nível de qualidade do MatFest e incentivar a troca de experiências na área é preciso ter ampla divulgação dentro e fora do IM/UFAL atraindo os jovens para participarem do evento, além da necessidade de bons palestrantes que fortaleçam a equipe local.

Para informações sobre a programação,  acesse:  http://thematfestufal.wix.com/matfest2015, acesso em 20 de novembro de 2015.

E neste ano de inovação do Matfest, os alunos da Escola Estadual Dr Fernandes Lima, sob a orientação do professor Geraldo Ferreira e Co-orientação de Caio César  irão apresentar um trabalho envolvendo jogos matemáticos com o tema Jogos Matemáticos Como Ferramenta Motivacional Na Aprendizagem. Os alunos receberam treinamento de como usar os jogos em sala e aplicaram esse conhecimento com seus colegas de sala. Agora eles têm a oportunidade de expor um trabalho que vem motivando os alunos da escola para que essa experiência seja disseminada com o público em geral, com o objetivo de incentivar alunos e professores a praticarem em suas escolas.











Após a prática na escola, os alunos tiveram a oportunidade de demonstrar seus conhecimentos para os visitantes do estande.






Tivemos visitas ilustres que são professores da Universidade Federal de Alagoas, prestigiando a escola nesse evento. Os alunos ficaram muito orgulhosos e motivados em ter apresentado esse trabalho para eles.



E no final a certeza do dever cumprido e a satisfação de ter realizado um trabalho bem feito, exibindo, com orgulho, os certificados de participação nesse evento.





Parabéns a todos da Escola Estadual Dr Fernandes Lima que de alguma forma contribuíram para o sucesso desse trabalho.




2 comentários:

  1. Obrigado professor, torço pelo sucesso desse evento. A matemática está precisando de profissionais como o senhor. Valeu por tudo. Abraços.

    ResponderExcluir